Surto de micose em gatos deixa o país em alerta. Saiba como prevenir e diagnosticar

Rio de Janeiro têm 5 mil casos confirmados.

micose-felina-caausada-por-fungos-tem-cura

Micose é uma afecção causada por um ou mais fungos, os quais se alimentam e sobrevivem de células mortas da pele (dos animais humanos e não humanos). Eles vivem em condições úmidas e escuras, por isso gostam de áreas como virilha, axilas e focinho de cães e gatos. Se o sistema imunológico do animal estiver baixo, a possibilidade de contrair fungos após um ferimento é maior.

O fungo que vem causando alerta no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, é o Sporothrix, que naturalmente vive no solo. Pode ser transmitido a outros felinos, cães e aos tutores dos animais por meio das unhas.

A razão dos gatos serem tão suscetíveis à essa infecção e sua gravidade é desconhecida pelos veterinários, mas estudos tem sido realizados com o intuito de prevenção em novos casos.

Embora a micose seja altamente grave em gatos, nos cães e seres humanos geralmente não são severas – Descartando risco de morte.

A doença tem cura, precisa de tratamento de longa duração e acompanhamento veterinário. Infelizmente, quando nessas condições, os felinoss costumam ser abandonados por seus tutores que não se preocupam com a saúde e bem estar dos felinos. Se você perceber sinais de micose em seu gatinho ou cãozinho, não deixe de procurar ajuda. Não o abandone no momento em que ele mais precisa de você.

Todo dia 13 é dia da sorte em nosso Vet24H, os felinos tem atendimento diferenciado e especial.

Temos um centro de tratamento exclusivos para gatos, contamos também com veterinários especialistas em áreas clínicas, inclusive dermatologia. Conte sempre conosco.

Facebook Comments

Autor: Vet24H

O Vet24h promove a prevenção de doenças, proteção da vida, desenvolvimento do bem-estar e aumento da longevidade de cães e gatos. Carinho e dedicação. 24 horas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *