Câncer de prostata em pet’s. Saiba como prevenir.

novembro-azul-prevencao-e-diagnostico-cancer-de-prostata-animal
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como tumor de próstata, não acomete somente os homens, mas também os animais machos adultos. A HPB está relacionada ao aumento da próstata (glândula que produz hormônios sexuais e secreções). Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a doença, forma de prevenção e o que deve ser feito caso seu pet a tenha.

Cães adultos, não castrados, são 80% mais propensos ao desenvolvimento da doença, entretanto, lhe informamos que, normalmente, o tumor é benigno e a castração é o método de escolha para eliminar os problemas causados e evitar que se torne fatal. O diagnóstico preciso depende do histórico do animal não castrado, palpação de próstata e deve ser confirmada com ultrassonografia ou RX abdominal, bem como exames de sangue.

Devido ao aumento da glândula (com secreção) e pelo fato dela “interagir” com o sistema urinários, pode ocorrer contaminação do conteúdo desses cistos por via ascendente, a partir da urina. Fique atento (a), pois seu pet pode apresentar sinais clínicos que indicam a necessidade de exames, tais como:

– Dificuldade para urinar ou defecar
– Dificuldade em ficar ereto sobre os membros posteriores
– Sinais de infecção urinária
– Até mesmo infecções em múltiplos orgãos (sepse)

Os animais machos, a partir dos 6 anos de idade, principalmente os não castrados, devem ser periódicamente avaliados por veterinários. Neste período, há maior incidência de infecção urinária e, se não realizados exames, pode ser que o animal tenha a doença de próstata e não seja corretamente diagnosticado levando a complicações clínicas.

Mais de 90% das doenças prostáticas poderiam ser impedidas se seu cachorro fosse castrado antes do primeiro ano de vida. Na fase adulta, em que a próstata tem tamanho normal ou aumentada, a redução da próstata já se inicia em algumas semanas (após a castração). A castração é a forma mais eficaz de prevenir a doença de próstata em cães.

No Vet24H, temos veterinários especialistas em castração e oncologia. Agende uma consulta para seu pet.

Facebook Comments

Autor: Vet24H

O Vet24h promove a prevenção de doenças, proteção da vida, desenvolvimento do bem-estar e aumento da longevidade de cães e gatos. Carinho e dedicação. 24 horas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *