40 Graus na sombra. Saiba como aliviar as altas temperaturas para seu animal.

Saiba como aliviar as altas temperaturas para seu peludinho.

É primavera, faltam dois meses para o verão, mas já sentimos a sensação de temperatura a 40 graus na sombra. Com os animais não é diferente. A sensibilidade que cães e gatos possuem para altas e baixas temperaturas se assemelha muito aos bebes. Felizmente, eles coseguem regular mais facilmente a temperatura corporal, diferentemente dos humanos. Neste artigo você vai conferir nossas sugestões para refrescá-los e saber quais os problemas que podem surgir com estas estações.

Os animais ficam de boca aberta no calor, pois não possuem glândulas sudoríparas (que produzem o suor e regulam nossa temperatura) e esta é a forma que encontram de reduzir a temperatura corporal. Por isso, quanto mais ofegantes eles ficam, mais calor eles estão sentindo. A temperatura corporal dos animais pode ultrapassar os 42 graus e entrar em um processo de hipertermia, que causa vômito, edemas pulmonares, parada cardíaca e até mesmo colocá-los em coma. Sempre que seu peludo estiver muito ofegante, faça de tudo para que ele sinta-se mais confortável.

Já pensou passar o dia todo coberto de muitos pêlos? O ar condicionado pode ajudá-los a refrescar-se, mas, assim como para nós humanos,deve ser usado com cautela, pois pode causar problemas alérgicos, como sinusite e rinite. Prefira usar ar condicionado com filtros que absorvem as bactérias, limpe-o quinzenalmente por dentro e por fora e faça uso de produtos anti fungicidas (vendidos em supermercados).

Evite passear com ele nos horários de altas temperaturas.
Evite passear com ele nos horários de altas temperaturas.
Evite passear com seu peludo nos horários mais quentes do dia, por exemplo: entre 10h e 17h (alterando conforme horário de verão), pois pode causar desidratação, cansaço intenso e outras complicações. Verifique se o asfalto não está muito quente para as patinhas, que são bem sensíveis e, leve um frasco com água para que possam se hidratar durante o passeio.

Se seu cão ou gatinho é muito peludo, prefira tosar os pêlos nas estações primavera e verão.

Importante lembrar que carrapatos e pulgas se reproduzem com maior frequência no verão e por isso o cuidado deve ser redobrado para evitar doença do carrapato. Cuide do ambiente com pesticidas e verifique sempre na pelagem de seu companheiro se há presença de parasitas.

Troque a água do bebedouro várias vezes ao dia. Água fresquinha e aromatizada com folhinhas de manjericão e hortelã farão com que ele se sinta mais confortável.

Jamais deixe-o trancado em lugares fechados e sem ou com pouca ventilação, como veículos, quartos fechados e sem ventilador ou ar condicionado, entre outros.

Se você mora em uma região muito quente, como Ribeirão Preto (nossa cidade), SP, não tenha animais de clima frio, exemplo: Husky siberiano, Malamute do alaska, Bernese, etc..; Eles não suportam as altas temperaturas da região.

Labradores adoram piscina. Esteja sempre perto para evitar riscos.
Labradores adoram piscina. Esteja sempre perto para evitar riscos.

Se seu cão é de uma das raças que adoram água, a exemplo dos labradores, fique sempre atento, pois eles tendem a entrar em piscinas, mas nem sempre conseguem sair e precisam de ajuda para evitar afogamento.

Os cães braquicéfalos ─ que tem o focinho curto, como os Bulldogs, Pugs, Boxers, Shitsus, Lhasas Apso, Boston entre outros, sofrem mais com as altas temperaturas devido a anatômica dificuldade de respirar e perder calor. Fique sempre atento (a).

Câncer de pele também pode acometer os animais e é uma preocupação presente em consultórios e hospitais veterinários, como o Vet24H. Animais de pele clarinha ou rosada são propensos ao tumor e devem usar filtro protetor solar durante os passeios diurnos, no fucinho, patinhas e peitoral. Evite horários de sol forte.

O verão é muito bem vindo, assim como dias ensolarados acompanhados de piscina e praia, mas esteja sempre atento aos sinais que seu peludinho transmite. Em casos de anomalia um veterinário deve ser consultado.

Facebook Comments

Autor: Vet24H

O Vet24h promove a prevenção de doenças, proteção da vida, desenvolvimento do bem-estar e aumento da longevidade de cães e gatos. Carinho e dedicação. 24 horas por dia.

2 pensamentos em “40 Graus na sombra. Saiba como aliviar as altas temperaturas para seu animal.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *